Robert Jordan - O Olho do Mundo – A Roda do Tempo – Vol 1

É o pseudônimo do americano James Oliver Rigney Jr., autor da aclamada série de fantasia A Roda do Tempo, cujo primeiro volume, O olho do mundo, chega às livrarias em agosto. James nunca assinou uma obra com seu nome real, optando por criar pseudônimos a partir de suas iniciais: como Reagan O’Neal lançou a série Fallon; como Jackson O’Reilly escreveu Cheyenne Raiders (1982); e como Robert Jordan ganhou notoriedade ao publicar sete livros da saga épica Conan, o Bárbaro, na década de 1980.

James Oliver Rigney Jr. nasceu em Charleston, na Carolina do Sul. Soldado veterano do exército dos Estados Unidos, serviu duas vezes na guerra do Vietnã, entre 1968 e 1970, tendo recebido diversas condecorações. Após ser dispensado, formou-se em Física e trabalhou para a Marinha americana como engenheiro nuclear até iniciar sua carreira de escritor, em 1977.

Citado pela crítica especializada como sucessor de J. R. R. Tolkien, Robert Jordan faleceu enquanto trabalhava no 12º livro da série A Roda do Tempo, em 2007, aos 58 anos. A saga foi concluída por Brandon Sanderson em janeiro de 2013 com o 14º título, A Memory of Light, que atingiu o topo da lista de best-sellers do The New York Times na semana do lançamento. Venerada por uma gigantesca base de fãs, que ao longo de mais de 20 anos reúne diferentes gerações de leitores, a série promoveu o surgimento de uma convenção anual chamada JordanCon, que acontece nos Estados Unidos e recebe centenas de participantes de todo o mundo, brasileiros inclusive.



RESUMO DO LIVRO

Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.

Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.

Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand a escapar, como o apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas: ela é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...