Francisco Cândido Xavier

Mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 - Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.

O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo. Vem recebendo grandes homenagens e honrarias, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".


Resumos:

"Entre Irmãos de Outras Terras" - Vários Autores, Mensagens de diversos Espíritos em homenagem aos pioneiros da Doutrina Espírita no Brasil. Temas como reencarnação, mediunidade, obsessão e cultura. Demonstra a importância da divulgação do Espiritismo para a iluminação das consciências.








Waldo Vieira foi quem recebeu Chico Xavier em Uberaba, Waldo nasceu em Monte Carmelo – MG, em 12 de abril de 1932. Tinha então 27 anos, 22 a menos que Chico e nessa época era estudante de medicina. Desenvolveram trabalho mediúnico em conjunto na Comunhão Espírita Cristã, que resulta na publicação de diversos livros de alto nível. Tinha a psicografia tão desenvolvida que recebia sonetos em parceria com Chico, onde um escrevia uma parte e o outro complementava, sem que soubessem do que se tratava. 





O livro “Evolução em dois mundos” de André Luiz foi psicografado nas noites de quarta-feira e domingo com os médiuns recebendo os capítulos assim: Waldo Vieira em Uberaba e Chico Xavier em Pedro Leopoldo, em dias alternados. O livro se completa, escrito por dois médiuns 500 km distantes. E o livro é de uma profundidade tão grande que ainda não pode ser interpretado em sua totalidade. 







Também o livro “Mecanismos da Mediunidade”, de André Luiz, foi recebido dessa maneira pelos dois médiuns. Quando Chico Xavier e Waldo Vieira foram aos Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália e França, entre os meses de junho e setembro de 1965, para divulgação do Espiritismo, foram acolhidos da melhor maneira possível. No exterior receberam mensagens espirituais em inglês e português. Quando regressaram, Waldo não quis mais trabalhar com Chico e mudou-se, depois de alguns meses, em 1966, para o Rio de Janeiro e tornou-se dissidente do Espiritismo para se dedicar à pesquisa da Experiência fora do corpo à chamada Projeção da Consciência, fenômeno que considera a chave para o desenvolvimento integral da consciência.




Fontes: Wikipedia e Chico Xavier Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...